Vamos explicar o que é teaser?
É a mesma coisa que meta. Ou seja, é uma condicionante do teu projeto que deve ser cumprida e, como tal, numérica, pois quando falamos em meta, devemos sempre ter presente que é um valor numérico que deve ser apresentado durante, se forem metas de controle ou ao final, se forem metas de prestação de contas de execução do projeto.
São 169 metas globais interconectadas para levar o mundo a um caminho sustentável por meio de medidas transformadoras do território
São 169 metas globais ou teaser interconectadas para levar o mundo a um caminho sustentável por meio de medidas transformadoras do território, onde sua execução alimenta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que a sua vez, é a materialização que fomenta a concretude do pensamento das quatro dimensões construídas pela Organização das Nações Unidas – ONU. A primeira dimensão é social, aqui temos que detalhar cada ação realizada no território, onde o reconhecimento do indivíduo como ator social, seja com suas necessidades e atribuições, façam a diferença. Logo temos a dimensão ambiental, ou seja, que é a verificação das ações realizadas pelo homem reverberando de forma positiva ou negativa junto ao meio ambiente. Ainda temos, a terceira dimensão, que é a econômica, que busca equalizar, não importando o lugar, o povo e a nação a sustentabilidade mínima para cada um de seus membros. Por último, não menos importante de se observar, é a dimensão institucional que transcende para um desenho administrativo onde o ser humano e suas necessidades a serem superadas, dentro do território, sejam o foco da existência de uma estrutura administrativa.
Vamos expor este pequeno glossário para facilitar sua compreensão:
Teaser: é o mesmo que alvo, objetivo, palavra usada em inglês para determinar esse ponto foco;
PPA: é o mesmo que Plano Plurianual, termo usado pela Administração Pública para determinar, nas áreas de orcamento, financas e gestão;
LDO: é o mesmo que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma lei elaborada anualmente que estabelece as prioridades do governo para o ano seguinte. A LDO é baseada no Plano Plurianual e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA);
LOA: é o mesmo que Lei Orçamentária Anual e é conhecida como uma peça de execução orçamentária, pois é nela que o governo coloca em prática os programas e projetos que foram previstos no Plano Plurianual (PPA) e priorizados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e
PLOA: é o mesmo que o Plano Lei Orçamentária Anual, termo usado pela Administração Pública para determinar, nas áreas de orçamento, finanças e gestão.
Decupada esta primeira parte
Devemos colocar em nosso quadro de visão, que ações eu, instituição, coletivo ou indivíduo, estou fazendo e que seja parte do somatório da construção do teaser local e temático, ou seja, estou incidindo em alguma política pública que faça parte do planejamento da Administração? Se a resposta for positiva, deve alinhar seu relatório para responder também a estas necessidades. Melhor, antes de começar na construção de seu projeto, a leitura de onde começar, deve estar alinhada a esta resposta, já que facilitará sua captação de recursos, além de minorar os atritos no momento de elaborar os relatórios de execução do objeto. Não podemos esquecer que nossas cidades são multifacetadas, então compostas de diversos atores e olhares para o mesmo problema, assim, que no caso de você ser um cidadão, exija políticas públicas informadas e com evidências mensuráveis e parametrizadas, você só está fazendo sua parte como membro de sua comunidade.
A metodologia de avaliação feita pela Administração e chamada de EX-ANTE
Vamos entender melhor o desenvolvimento sustentável. A metodologia de avaliação feita pela Administração e chamada de EX-ANTE, coisa técnica, é o desenho de onde você tomou a ideia central do projeto e deve ser reconhecida por todos, governo e sociedade, já que você diz que é expert em sanar tal problemática e, que o Estado não está atento para tal problema, levando a uma precarização no atendimento à população. Sim, você instituto é o expert local, o expert no território, os vínculos sociais e comunitários são seus, os elos e conhecimento de cada um que vive na comunidade é a amálgama da existência da sua OSC, vamos lá. Exemplo, se eu moro em um bairro, que tem uma alta taxa de violência, na rua X e isso não chega às autoridades, ou até que chega, mas não é traduzida em uma ação de impacto positivo que mude o quadro da problemática, a comunidade precisa atuar e é por meio da instituição, que realizará rodas de conversas para saber como realmente chegar na solução. Pode ser que um bico de luz na rua seja a solução, mas só os moradores da rua X são os que realmente entendem da solução imediata, enquanto esperam a solução estruturante do Estado.
Ao se conectar com outras pessoas que compartilham dos mesmos valores, você pode fortalecer redes de colaboração e multiplicar o impacto das ações municipais ou das políticas públicas contribuindo para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.
Chegamos ao nosso primeiro problema
Pensando assim, vamos ao nosso projeto. Ele deve dialogar diretamente com uma política pública que esteja no quadro de execução do governo, o tal de LDO, PPA, LOA e PLOA, do contrário, terá problemas de acompanhamento, designação de orçamento, bem como de um fiscal. Chegamos ao nosso primeiro problema, como entender, como desenhar, como fazer, para quem fazer, para quantos, em que tempo, qual o custo por atendimento no projeto, qual o custo de manutenção e impacto na instituição? Lembra da metodologia EX-ANTE, também há metodologia EX-POST, coisa para um assunto posterior.
Mas como vamos solucionar aqui nosso problema. Isso só se faz com ferramentas de conhecimento da população atendida, bem como do território de atuação da OSC. A tecnologia está justamente para te auxiliar neste momento, mostrando o acontecido no projeto anterior ou te ajudando a montar o cenário de atuação para obtenção dos resultados desejados.
Do ponto de vista da participação cidadã, devemos nos engajar em iniciativas locais, você pode colaborar diretamente na formação dos ODS municipais e fazer a diferença na sua comunidade. Existem diversas maneiras de participar, como voluntariado em organizações da sociedade civil organizada (OSC), participação em grupos de trabalho da prefeitura, criação de projetos sociais próprios ou apoio a campanhas de conscientização.