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Experiência em economia solidária na Ceilândia

Como o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais vem movimentando gerações!
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Jovens periféricos e a economia solidária

Economia solidária como estratégia de desenvolvimento

A economia solidária surge como uma alternativa ao modelo econômico tradicional, priorizando princípios de cooperação, autogestão e solidariedade. Nas periferias urbanas, onde o acesso a empregos formais e oportunidades econômicas é limitado, a economia solidária tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento socioeconômico local e a inclusão social e em nossa experiência não foi diferente.

A economia solidária baseia-se nos princípios de cooperação, democracia participativa, autogestão e valorização do trabalho humano. Em comunidades periféricas, onde o desemprego e a informalidade são predominantes, iniciativas de economia solidária surgem como uma forma de os moradores se organizarem para produzir, comercializar e consumir de maneira mais justa e sustentável. Exemplos incluem cooperativas de produção, grupos de consumo responsável, feiras de troca e bancos comunitários.

Os aglomerados de empreendimentos periféricos

Os APLs representam aglomerações de empreendimentos e iniciativas econômicas em uma determinada região, voltados para a produção de bens e serviços específicos. Nas periferias, onde a economia solidária está enraizada na cultura local, ela se integra organicamente aos APLs, fortalecendo-os e contribuindo para sua sustentabilidade. Em nossa experiência tivemos, grupos de costura unindo produtores de matéria-prima em um APL de confecção de roupas, outro grupo se uniu em um arranjo de grafite entre outros.

Hip-Hop é um catalisador na mudança dos arranjos locais

Em Ceilândia conhecemos a cultura Hip-Hop desde crianças, nascida nos bairros marginalizados das cidades americanas na década de 1970, expandiu-se globalmente, tornando-se um fenômeno sociocultural. No contexto brasileiro, essa cultura não só se disseminou, mas também se transformou em uma ferramenta de resistência e expressão das comunidades periféricas. Em Brasília, a capital federal do Brasil, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da economia da cultura Hip-Hop têm se destacado como importantes catalisadores de desenvolvimento e inclusão social nas áreas marginalizadas da cidade.

O surgimento e desenvolvimento do movimento Hip-Hop no DF começou nas décadas de 1980 e 1990, quando jovens das periferias da cidade, em meio a condições socioeconômicas desfavoráveis, viram na cultura Hip-Hop uma forma de expressar suas realidades, anseios e protestos. Festas de rua, batalhas de MCs, grafites e projetos sociais foram ganhando espaço nas comunidades periféricas da capital, moldando uma identidade cultural única e resiliente.

Como a Ceilândia se usou de todo esse movimento universal, da aldeia para o mundo?

Os APLs da cultura Hip-Hop em Ceilândia emergiram como resposta à necessidade de geração de renda e empoderamento das comunidades periféricas. Diversos empreendimentos e iniciativas surgiram, incluindo estúdios de gravação, lojas de roupas e acessórios, escolas de dança e música, coletivos de grafite, entre outros. Esses empreendimentos não apenas fornecem serviços e produtos relacionados à cultura Hip-Hop, mas também funcionam como espaços de articulação, formação e fortalecimento da identidade cultural das periferias de Brasília.

Os APLs da cultura têm desempenhado um papel fundamental na transformação socioeconômica das comunidades periféricas do DF. Além de oferecerem oportunidades de emprego e empreendedorismo para jovens locais, esses arranjos produtivos têm contribuído para a redução da violência e do desemprego nas regiões periféricas, ao mesmo tempo, em que fortalecem a autoestima e a identidade cultural das comunidades.

A dança Hip-Hop, com suas variadas formas, como breaking, popping e locking, tem sido uma ferramenta poderosa de expressão e inclusão nas comunidades urbanas. Escolas de dança, grupos de performance e eventos culturais têm surgido nas periferias das cidades brasileiras, oferecendo oportunidades de capacitação, emprego e desenvolvimento pessoal para jovens talentosos.

O grafite, uma forma de expressão visual nas ruas, tem desafiado as noções tradicionais de arte e espaço público. Nas periferias urbanas, artistas grafiteiros têm transformado espaços degradados em galerias a céu aberto, promovendo a conscientização social, a valorização da cultura local e o embelezamento das comunidades.

Autoestima é uma palavra que marca e faz parte do vocabulário de cada mano da quebrada!

A música Hip-Hop, tem sido uma voz para as comunidades marginalizadas, abordando temas como desigualdade social, violência e resistência. Estúdios de gravação, selos independentes e eventos de música têm surgido nas periferias, proporcionando oportunidades para artistas locais compartilharem suas histórias e talentos com o mundo.

Os APLs na cultura Hip-Hop, dança, grafite e música têm gerado impactos significativos nas comunidades periféricas, inclusive na Ceilândia, promovendo o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a valorização da identidade cultural. Além de fornecerem oportunidades de emprego e empreendedorismo para os jovens locais, esses arranjos produtivos têm fortalecido os laços comunitários, aumentando a autoestima e promovido a diversidade cultural nas cidades brasileiras.

Módulo 1- Aula 1: Formas Solidárias de Economia na História, com Claudio Nascimento

Apesar dos avanços alcançados, os APLs na cultura Hip-Hop, dança, grafite e música ainda enfrentam uma série de desafios, incluindo a falta de apoio governamental, acesso limitado a financiamento e infraestrutura precária. No entanto, o potencial desses arranjos produtivos para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural das periferias urbanas é imenso. Investimentos em capacitação, infraestrutura e políticas públicas voltadas para o fortalecimento dessas APLs são essenciais para garantir seu crescimento sustentável e impacto positivo contínuo nas comunidades locais.

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Sérgio de Cássio

Analista de rede do Centro Oeste na empresa Gerando Falcões. Estudou Ciência da Educação na instituição de ensino Centro Universitário IESB

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Amanda
Amanda
2 meses atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. Compartilhamento de tela

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